De acordo com uma pesquisa recente, 79% dos líderes corporativos e de TI esperam que a união da Inteligência Artificial (IA) com a automação de processos proporcione ganhos de eficiência de pelo menos 25%. Isso é um aumento importante, especialmente em termos do que significa para o crescimento operacional e otimização de custos. Mas quais benefícios estes novos ganhos de eficiência e produtividade trarão na prática? De acordo com esses mesmos líderes:
- 53% preveem melhor uso do tempo dos colaboradores
- 51% planejam se beneficiar de uma vantagem competitiva
- 50% esperam aumentar a eficiência operacional
- 48% antecipam melhores tomadas de decisão
Está claro que os líderes das empresas já estão enxergando os benefícios comerciais da aplicação da IA na automação de processos.
Embora essas vantagens sejam uma boa notícia para as operações, também é fundamental considerar o que significam para a estratégia empresarial como um todo. É mais fácil visualizar quando classificamos esses benefícios em três categorias principais: otimização de processos; acesso mais rápido aos dados; e melhoria na experiência do usuário.
Constrói processos otimizados mais rápido
A inteligência artificial permite que as equipes construam a melhor versão de qualquer processo em questão de segundos. Esses novos processos são construídos pela IA a partir de comandos e requisitos definidos pelo usuário em um chat – esses pedidos podem ser complementados com dados de processos existentes. A IA então pega essas informações e as transforma em um processo estruturado e eficiente.
Por exemplo, digamos que o time de TI receba uma solicitação para criar um processo de aprovação para o time de Compras. Com a IA + automação, os próprios colaboradores de Compras poderiam informar à IA quais fases ou atividades precisam ocorrer, quem precisa estar envolvido e que tipos de regras se aplicam ao novo processo. A IA então pega esses parâmetros e constrói um processo otimizado que pode ser implementado como está ou ajustado conforme necessário.
Isso diminui o trabalho de criar processos manualmente do zero, o que alivia a pressão sobre as equipes (principalmente TI) que gerenciam muitos processos diferentes e que podem mudar conforme as estratégias de negócios evoluem.
Habilita decisões baseadas em dados
Outro impacto importante da IA na automação de processos é o seu efeito na tomada de decisões. Toda empresa depende de decisões baseadas em dados para informar, executar e avaliar sua estratégia geral. A inteligência artificial desempenha um papel importante na tomada de decisões, tornando a análise de dados e tendências mais simples do que nunca.
Um desafio comum, independentemente do setor, departamento ou time, é obter acesso rápido a dados confiáveis. A IA pode reduzir drasticamente o tempo necessário para coletar e organizar essas informações – os usuários só precisam fazer um pedido para o chat.
Digamos, por exemplo, que o time de Compras precise entender o prazo médio de entrega ou ver com que frequência as faturas estão sendo pagas em atraso. O time pode obter esses dados em questão de segundos simplesmente especificando um pedido para a IA – não há necessidade de planilhas ou coleta manual de dados.
A IA pode fornecer também análises de dados mais sofisticadas, ajudando as equipes a identificar tendências, detectar gargalos e descobrir as causas raízes dos problemas. Tudo isso pode ser essencial para definir estratégia, permanecer ágil e avaliar o sucesso. Não usar esse recurso é um erro comum na automação de processos.
Melhora a experiência do usuário
Além de criar processos mais eficientes e permitir decisões baseadas em dados, a inteligência artificial também transforma as experiências dos usuários. Isso porque a IA generativa oferece um ponto de entrada único a partir do qual os colaboradores podem acessar todos os tipos de dados, documentos e informações. Dessa forma, a IA fornece um portal centralizado em que usuários podem acessar o que buscam, sem precisar trocar de aplicativo ou perder tempo procurando manualmente.
Pense na experiência de um colaborador que está pronto para tirar férias. Para isso, ele normalmente precisa consultar a política da empresa sobre férias, verificar o saldo de dias disponível e, em seguida, enviar a solicitação ao seu gestor. Se sua equipe de RH usar uma solução com IA generativa, porém, o funcionário poderá realizar todas essas ações a partir de um único ponto: o chatbot de IA.
Impulsiona o crescimento dos negócios e reduz custos
Todos os benefícios de combinar inteligência artificial com automação de processos – processos mais eficientes, melhores decisões e melhores experiências de usuário – são valiosos por si só, mas também são um meio para atingir um resultado mais amplo.
Os líderes corporativos devem tomar nota do impacto da IA e da automação de processos na estratégia operacional. Cada uma desempenha um papel fundamental no apoio ao crescimento dos negócios e na otimização de custos. Elas fazem isso aumentando a eficiência, gerando ganhos de produtividade e eliminando gargalos que podem complicar o planejamento estratégico e impedir sua execução.
Veja o que é possível quando se combina IA com automação de processos
The post Como a inteligência artificial acelera a automação de processos e impulsiona o crescimento das empresas appeared first on Pipefy.